Travian:Análise ao jogo

Hoje volto aos remotos tempos de jogador por brincadeira, em que a Internet era uma novidade, para analisar o meu primeiro jogo de browser.
Estou a falar de Travian!
Travian é um jogo de estratégia, joga-se no web browser e conta com milhares de jogadores a competir simultâneamente.
Esta é a designação que a Travian Games GmbH, dá a questão apresentada na página principal:
"O que é o Travian?".
A minha primeira experiência com o Travian, era uma experiência que nunca tive com outro jogo. Talvez por ter seis ou sete anos quando o joguei pela primeira vez...Mas lembro-me de desligar o pc e começar a desenhar a minha aldeia, planear as coisas que ia evoluir no dia a seguir.
De vez em quando jogo um pouco, mas sem dúvida Travian é dos jogos mais "agressivos" que já joguei. Criei uma conta para poder fazer esta análise, mas mal acabou a protecção de novatos (protecção de 3 dias dada pelo suporte, para se poder evoluir e construir um pequeno exército) comecei logo a ser farmado (roubado/pilhado) por jogadores com o triplo dos meus pontos, chegando a receber quase 30 ataques diários.
Falando agora do jogo em si, a jogabilidade não é coisa por ai além, um pouco confusa até no início, pois possuímos uma aldeia em que construímos os edifícios (centro da aldeia), e noutra zona construímos os recursos (vista geral da aldeia), como podemos ver na seguinte imagem:

Vista geral da Aldeia

Centro da Aldeia
O "menu" de navegação, possui cinco esferas, com seis "utilidades" diferentes:
1# Vista Geral: Aqui encontras os Campos de Recursos

2# Centro da aldeia: Na aldeia podes construir edifícios
3# Mapa: Aqui podes ver o que te rodeia e os teus vizinhos
4# Estatísticas: Listagem por ordem de todos os jogadores
5# Relatórios: Informação sobre acontecimentos na tua aldeia
6# Mensagens: Envio e recepção de mensagens dentro do jogo

O jogo em termos de gráficos é um pouco pobre, pois tanto a aldeia como o mapa são um pouco... feios.
Como no Tribos, Kings Age e outros, existem aldeias diferentes ou bónus, aqui chamadas de crop's.
As crop's são aldeias que possuem vários campos de cereais como pode-mos ver na imagem abaixo:
Ao contrário de outros jogos, o Travian, tem um objectivo. Esse objectivo só é possível com uma aliança de topo.
O objectivo é possuir uma aldeia natar. Uma aldeia natar é uma aldeia de um povo que não se pode escolher (ao contrário dos gauleses, romanos e teutões, que se podem escolher na hora do registo), que na fazê final do jogo são "lançadas" pelos administradores de jogo. Nas natar's é possível fazer a maravilha do mundo, um edifício exclusivo que o primeiro jogador a possuir uma e evoluí la até nível 100 vence o jogo.
De seguida ficam umas imagens das natar's e dos tropas necessários para as defender (Claro que podem ser necessários mais ou menos depende claro)


Bem, o veredicto final é o seguinte:                                                       Se gostam de jogos com bastante tempo e se gostam de jogar as "casinhas", ou seja jogar para pontos, Travian não é o jogo indicado para vocês. Mas se gostam de experiências rápidas ( mais ou menos cinco meses se não me engano) e se adoram fazer ataques, aconselho a jogarem Travian!

Obrigado a http://travian.blogs.sapo.pt onde fui buscar grande parte das imagens.

Etiquetas: ,