Dinheiro Real.É necessário?

Grande parte (senão todos) dos jogos de browser são gratuitos. Mas, ninguém trabalha por trabalhar e as empresas que desenvolvem os jogos de browser têm de ganhar dinheiro, para poderem sobreviver, pagar aos seus funcionários etc.
Para isso incluem no jogo gratuito, uma maneira de obter coisas que são vantajosas no jogo. A isto chama-mos de Premium. O Premium varia de jogo para jogo e pode "tomar vários aspectos".
Mas o sentido deste artigo é descobrir se é necessário investir dinheiro real para sermos bem sucedidos num jogo de browser.

Vantagens do Premium

Como foi dito anteriormente, o Premium varia de jogo para jogo.
No Shakes & Fidget, o Premium são os cogumelos que nos permitem comprar iten's valiosos, beber na taberna e acelerar as masmorras por exemplo.
Já no Tribos, os pontos Premium permitem-nos comprar um gestor de conta e um assistente de Farming por exemplo.
Nos jogos de cliente, os pontos premium costumam dar acesso a iten's raros e/ou exclusivos.
Como podem ver o Premium varia de jogo para jogo, mas tem sempre o mesmo fim, gerar dinheiro num jogo gratuito.

Ninguém dá nada a ninguém

Por vezes recebes uma mensagem no jogo, ou no teu e-mail a dizer que podes ter acesso ao premium por x tempo, ou que recebes-te x premium para gastar como queres. Outros jogos (este exemplo aplica-se mais aos jogos do Facebook) dão-te um premium por exemplo quando passas de nível.
Mas, para que é que eles dão premium de borla?
Simples, ao oferecerem-te acesso ao premium, tu certamente o irás usar da maneira que queres. Mas, ele eventualmente vai acabar e aí caso te tenhas habituado às regalias do premium irás sentir necessidade de comprar algum. Isto é apenas uma "jogada de marketing", para te aliciar a comprar premium. Se não conheceres, não tens necessidade de comprar, mas se souberes o que "estás a perder" então aí talvez sintas a necessidade de comprar.
A maneira de comprar também é uma "jogada de marketing", pois todos os jogos permitem-te comprar premium pelo telemóvel. Isto porque, para além de ser bastante comodo e seguro comprar pelo telemóvel, muitos jogadores são adolescentes e têm mais contacto com o telemóvel do que com o cartão de crédito por exemplo.

Dá para viver sem premium?

Certamente a resposta de muitos para esta pergunta é não.
Mas eu digo-vos por experiência própria que dá para viver sem premium e seres um jogador bem sucedido. Mas fiquem cientes de que é possível, mas têm o dobro ou mais do trabalho que um jogador com premium tem.
Vou-vos dar um exemplo, eu adoro jogos de browser (indicutível xD) e desde que sou jogador, nunca comprei premium. Todo o acesso que tive ao premium foi pelas campanhas das produtoras do jogo que iam oferecendo algum. É verdade que não sou o melhor de todos, mas atinjo sempre bons patamares nos jogos, devido a criar amizades com outros jogadores e não devido ao premium.
O premium torna-se apenas num suplemento para o jogo, pois sempre fiz tudo o que os jogadores com premium fazem, mas tenho de me esforçar bastante mais!

Concluindo

A resposta à nossa pergunta central é não. Não precisamos de investir dinheiro real para sermos bem sucedidos num jogo. O que é necessário para seres bem sucedido é jogares em equipa, criar amizades e aprender com os que são melhores que tu. O premium não faz um bom jogador, apenas o ajuda a executar tarefas simples de maneira menos chata e menos aborrecida!

E vocês, usam premium?

Conta-nos se já compras-te premium em algum jogo e se valeu a pena. Aproveita e responde à nossa pergunta central :D


Etiquetas: