Minecraft: Análise ao Jogo

Muito tempo se passou desde a nossa última análise. Por isso, hoje vamos analisar um jogo que se tem vindo cada vez mais a tornar-se um fenómeno mundial. Simplicidade acima de tudo, Minecraft é sem dúvida o jogo mais sem rumo do planeta.
Podemos fazer o que quisermos, desde passear e tentar sobreviver o maior número de tempo ou fazer construções impressionantes.
Sem um objectivo definido, Minecraft dá aos jogadores uma oportunidade única de fazerem o que quiserem.
Minecraft foi desenvolvido num  sistema aberto pela Mojang, mas foi inicialmente idealizado por Markus Persson, o fundador da empresa. Minecraft exige que o jogador faça download de um pequeno arquivo que contem o jogo. Minecraft pode ser jogado offline com o jogador completamente sozinho, mas o que o torna um grande MMORPG é sem dúvida o modo Multiplayer.

Cubo a cubo...

Como já foi referido, Minecraft é caracterizado pela simplicidade dos seus gráficos (bastante próximos do tosco), pela ausência de um objectivo e de dar total liberdade aos jogadores.
Os gráficos de Minecraft são simples cubos (cada um apresentando um estado diferente, como terra, pedra, madeira, folhas, água... Basicamente tudo o que constitui o jogo) que podem ser destruídos mil e uma vezes, mas que podem voltar a ser construídos mil e uma vezes. O mundo é totalmente aberto e apresenta proporções fenomenais.
Com os cubos que vamos destruindo, dependendo do seu estado, podemos utilizá-los para várias coisas, chegando até a podermos combinar vários tipos de cubos e criar camas, portas, utensílios de exploração, espadas, baldes... Sem dúvida que o céu é o limite em Minecraft!

O Conceito

Começas num mundo totalmente aberto, sem nada para utilizar ou fazer. Podes explorar à vontade, mas aconselho-te a fazeres um buraco numa parede qualquer, para poderes passar a noite. Sim, porque durante o dia de Minecraft, podes fazer o que quiseres sem qualquer problema, mas de noite... De noite podes fazer o que quiseres na mesma, mas vais ter de ter muito cuidado com os monstros que irão aparecer.
Como já referimos Minecraft não tem nenhum objectivo, mas muitos jogadores tornam a sobrevivência o objectivo de jogo.
Mas o verdadeiro conceito é dar largas à imaginação e fazer o que te apetecer.
Queres uma casa? Pensa nos materiais que precisas e como queres que ela seja, depois é só obter esses materiais e começar a construir.
Queres uma cascata? Constrói um balde, apanha água e força, faz a tua cascata.
A quantidade de coisas que podes fazer no Minecraft é praticamente infinita e é isso que atraí muitos jogadores para o jogo.

Tenho uma imaginação muito fértil!

A única coisa indispensável a um jogador de Minecraft é a sua imaginação. Podes usá-la para criar um mundo à tua medida, mas para isso irás também precisar de muita paciência.
E por falar em imaginação e em paciência, confere alguns exemplos de mundos fenomenais criados por alguns jogadores de todo o Mundo!
O mundo de World of Warcraft (Azeroth) já foi recriado em Minecraft;
Hogwarts de Harry Potter não poderia faltar! É desta que podemos explorar totalmente a escola de feitiçaria ;
O mundo de Link, de Legend of Zelda, não poderia faltar neste conjunto;
A USS Enterprise, também está presente no Minecraft;
Como podes verificar, o céu é decididamente o limite, desde que tenhas muita paciência e muita imaginação.
Apesar da simplicidade do jogo e dos próprios gráficos, podemos fazer coisas incríveis!
Mas, para quem não gostar deste tipo de criações, podem sempre experimentar mod's de jogo. Os mod's são basicamente maneiras diferentes de jogar Minecraft.
Confere alguns dos mod's mais conhecidos.
Pokémob transporta o mundo dos Pokémon para o Minecraft;
The Great Cheese coloca-te na pela de um pequeno rato, no gigante mundo dos humanos;
Zelda Adventura, transporta o mundo de Link para o interior de Minecraft;

Nem tudo é bom...

A simplicidade é a imagem de marca, mas para jogadores iniciantes que não saibam como funciona o jogo, Minecraft pode ser demasiado simples. Pronto já escavei aqui um buraco, mas o que faço agora?
Este é um problema que leva muitos jogadores a abandonarem o jogo.
Outro ponto negativo, são as combinações que podemos fazer com os diferentes cubos que obtemos. É verdade que são milhares de combinações, mas para quem não souber como as fazer torna-se extremamente difícil, visto que o jogo não conta com nenhuma espécie de tutorial. Para descobrir combinações somos obrigados a ver tutoriais de outros jogadores no YouTube. E não me perguntem como é que os primeiros jogadores conseguiram fazer combinações...
O mundo aberto é espectacular sem dúvida, mas enquanto olhas para uma montanha, podes estar a cair numa gruta. Não é que isto seja mau, pois torna o jogo ainda mais interessante, mas para saíres da gruta vais ter de sair do local onde caíste, ou seja vais afastar-te das tuas construções e devido ao gigantesco tamanho do mundo, pode tornar-se extremamente difícil encontrar as tuas construções. Isto se as voltares a encontrar... Se não possuíres nenhum ponto de referência para as tuas construções, devido ao mundo parecer "todo igual", com toda a certeza que te vais perder.

Concluindo

Minecraft é fantástico para passar o tempo. O seu mundo aberto totalmente disponível a ser explorado, as suas toneladas de combinações possíveis e até a ausência de um objectivo fixo tornam-no extremamente divertido e diferente da concorrência.
Podes optar por jogar no modo Sobrevivência, onde vais ter de sobreviver aos monstros que aparecem todas as noites enquanto crias o teu mundo, ou podes jogar no modo Criativo, onde ainda mais do que no modo Sobrevivência, podes dar largas à imaginação e criar um mundo à tua medida.
Um jogo altamente recomendado, para quem tem muita imaginação e tempo livre e que gostaria de criar um mundo pessoal.
Minecraft não é recomendado a jogadores que gostem de bons gráficos, que gostem de saber o que fazer e que não tenham muito tempo disponível.
Um exemplo do que é possível fazer em Minecraft (com um mod para melhorar os gráficos instalado);

E vocês, o que acham de Minecraft?

Diz-nos se já jogaste, o que achaste, os seus pontos fortes e fracos e tudo o que te vier à cabeça :D

Etiquetas: ,