Supremacy 1914: Análise ao Jogo

Jogos de browser de estratégia são bastante apreciados pela maioria dos jogadores. Porém, muitos destes jogos retratam cenários fictícios e muitas vezes gerados aleatoriamente pela mecânica de jogo.
Este não é o caso de Supremacy 1914, visto que nele te podes tornar no líder de uma nação em plena Iª Guerra Mundial, participando tu mesma na história desta grande guerra.
Os amantes de história certamente ficarão satisfeitos com Supremacy, graças à sua elevada fidelidade em relação ao que realmente se passou.
Vamos então descobrir o que é que Supremacy tem para oferecer tanto para meros jogadores de jogos de estratégia, como para amantes da história desta grande guerra.

O Conceito

Como já foi referido anteriormente, Supremacy 1914 coloca-te no lugar de um líder (à tua escolha) de uma nação em plena Iª Guerra Mundial. Cabe-te a ti gerir toda a tua nação social e economicamente e também, gerir o exército de modo a garantires a supremacia da tua nação face aos adversários.

A Nação

Ao iniciares uma nova partida, é-te dada a escolher a nação que pretendes gerir. Podes escolher de entre uma lista de países que participaram na primeira grande guerra, porém desde já avisámos que Portugal não está disponível.
Feita a escolha, deparas-te com uma nação totalmente dependente de ti. A tua nação está dividida em províncias e terás de gerir cada uma individualmente, pensando tanto no bem da província singularmente e também no bem da nação em geral. De modo a facilitar o reconhecimento das tuas províncias, cada nação possui uma cor diferente.
Em cada província poderás obter certos recursos, sendo que todas as províncias possuem no mínimo um recurso para produção (pode ser Cereal, Peixe, Ferro, Madeira, Carvão, Petróleo ou Gás) o que irá ajudar na sustentabilidade da tua nação.
Dentro das províncias, poderás também construir diferentes edifícios, cada um com a sua função (bónus de defesa ou recrutamento de tropas por exemplo).
Convém salientar que cada província possui uma percentagem de moral, à qual deves dar especial atenção, visto que se essa percentagem se encontrar muito baixa poderá ocorrer um motim.

Combate e Expansão

Depois de garantida a sustentabilidade, está na hora de partir para o combate e quem sabe, conquistar novas províncias para expandires a tua nação.
Quando tiveres concluído os edifícios necessários para o recrutamento de soldados e/ou outras unidades especiais, podes começar a construir o teu exército. Quando o recrutamento estiver terminado irão aparecer ícones de soldados na tua província.
O sistema de combate de Supremacy é muito simples, sendo apenas necessário selecionar as unidades que pretendes movimentar (clicando nos tais ícones de unidades referidos anteriormente) e depois selecionar a província que pretendes atacar. Para movimentares tropas dentro das tuas províncias segues o mesmo processo.
Por vezes é possível saber antes de atacar quantas unidades possui o teu adversário na província que pretendes atacar, porém nem sempre assim é. Caso não consigas saber antes de atacares, aconselhámos que primeiro envies um espião com a missão de descobrir o número de unidades presentes na província e só depois lançar o ataque, de modo a que gastes o mínimo possível das tuas unidades e, quem sabe, para não teres surpresas.
Aproveitámos também para dizer que aconselhámos que deixem sempre mais do que uma unidade em cada uma das vossas províncias, de modo a não serem um alvo fácil para os vossos adversários.
Quando pretenderes expandir o teu exército, tem primeiro em consideração a tua produção de carvão, petróleo e gás, visto que algumas unidades consumem estes recursos.

Economias e Recursos

De modo a garantir que a economia da tua nação não entra em decadência, cabe-te a ti como líder gerir os recursos que dispões e as maneiras mais eficientes de os utilizares.
Os recursos são utilizados para os mais variados fins, desde construção de edifícios, manutenção do exército e para alimentação da população de todas as províncias.
Quando o consumo de recursos é superior à produção dos mesmos, a barra superior passará a dar-te uma pequena mensagem a vermelho com o valor de recursos que estás a perder por hora. Quando esta mensagem se encontra a verde, ela apresenta-te os recursos que recebes por hora.
Se acederes ao separador de recursos, na barra inferior, podes ajustar o consumo de recursos de modo a tentares voltar a ter um rendimento positivo. Podes por exemplo diminuir um recurso que tenhas em demasia e  aumentar um que te faça falta de modo a tentares equilibrar a tua economia. Se após estes ajustes ainda assim possuíres um rendimento negativo, podes comprar com goldmarks (dinheiro real) recursos na loja ou, trocar com outros jogadores. Para este segundo caso, uma boa diplomacia é muito importante.

Diplomacia

A diplomacia é bastante importante, sendo assim algo a ter em conta desde o início do jogo.
Existem 5 tipos de acordos diplomáticos que podes estabelecer com outros jogadores:
Dentro doas acordos diplomáticos existem ainda 6 tipos de relações diplomáticas que podes estabelecer mediante o tipo de acordo diplomático que possuis com o outro jogador. Para a troca de recursos é necessário que tenhas uma boa diplomacia com o outro jogador.

O Diário Europeu

Tudo o que acontece no jogo fica registado no Diário Europeu. Ataques, crises internas de cada nação, acordos diplomáticos estabelecidos entre os jogadores, o poder económico e o poder militar de cada nação são alguns exemplos do que podes encontrar nele.
O Diário Europeu possui também um mini mapa que vai sendo atualizado conforme necessário. Vale muito a pena estarem atentos, pois o Diário Europeu pode ajudar-vos a escolher qual o próximo passo a dar rumo à vitória.

Rondas Especiais

Supremacy tem nas rondas especiais o seu ponto mais forte no que toca à comunidade.
Qualquer jogador pode iniciar uma nova ronda, com as características que mais lhe agradarem e ainda é possível colocar uma password de modo a garantir que apenas quem o criador da ronda quer pode jogar com ele.
É sem dúvida uma característica muito interessante, pois torna os jogos entre amigos muito mais simples.

Opinião Final

Toda a essência da Iª Guerra Mundial está presente, e fielmente reproduzida, em Supremacy 1914. Porém, a sua complexidade tende a afastar novos jogadores, visto que estes vão perdendo o interesse pelo jogo pelo simples facto de não saberem como progredir. Este facto leva a que os jogadores fiquem com uma má impressão do jogo, mas esta primeira impressão pode mudar mal comecem a aprender a jogar.
Se fores fã deste género de jogos e se conseguires aguentar os primeiros tempos em que ainda sabes pouco sobre o jogo, certamente irás gostar de Supremacy 1914. Apesar de ser um jogo de browser, é necessário que tenhas uma versão atualizada do Java para conseguires jogar.

E vocês, o que acham de Supremacy 1914?

Esta análise dá-te uma pequena ideia do que podes contar com Supremacy, caso ainda não conheças o jogo. Porém nada melhor do que experimentar. Se já experimentaste o jogo, não te esqueças de deixar um comentário com a tu opinião.
Até à próxima análise!

Fonte

Etiquetas: