2015 no EuJogador

Mais um ano se passou e o tempo tem passado a correr. Parece que ainda ontem escrevíamos a nossa retrospetiva de 2014 e já estamos aqui a fazê-lo relativamente a 2015.
De forma a dar seguimento a este série iniciada no início do ano passado, vamos então olhar para trás e ver o que foi feito ao longo do ano no EuJogador!

Retrospetiva

2015 foi um ano mais parado relativamente a 2014, no entanto focamos-nos em dar seguimento aos nossos trabalhos em vez de embarcar em novos projetos e acabou por ser um ano bastante produtivo.
O nosso canal de YouTube continua a ser um dos nossos maiores focos para além do blog e esta aposta continua a dar resultado. Vocês parecem adorar o nosso conteúdo e, na nossa ótica, um artigo fica muito melhor quando acompanhado por conteúdo digital desenvolvido de propósito para ele.
O ano de 2015 foi também o ano em que tivemos acesso ao nosso escritório e que pretendíamos dar um rumo mais profissional ao EuJogador. No entanto, o escritório tem sido pouco usado dado que a faculdade me ocupa toda a semana, e ao fim-de-semana torna-se quase impossível lá ir. Deste modo, temos pena que o escritório tenha surgido numa má altura, mas ele lá estará quando nos podermos debruçar mais sobre o trabalho aqui no EuJogador.  Já o projeto que temos em mente há anos de tornar o EuJogador mais profissional continua em mente e já começámos a angariar alguns fundos para que isso seja possível. A ideia de ser tudo desenvolvido de raíz para este nosso projeto começa a desaparecer, visto que o nosso maior problema é a falta de tempo. Fiquem atentos pois continuámos a planear uma enorme mudança no EuJogador, apenas precisámos de mais algum tempo disponível e de juntar os fundos necessários para o fazer!
Este ano não nos foi possível estabelecer parcerias, nem escrever análises para o blog. No entanto, esperámos que este ano isso seja diferente.

Estatísticas

Dado que no início desta nova série de artigos disponibilizámos algumas estatísticas básicas que podem servir como uma forma de acompanharem o crescimento do EuJogador, este ano faremos o mesmo.
No início de 2015 contávamos com cerca de 210 mil visitas no blog, sendo que agora registámos cerca de 248 mil. Estes números são inferiores aos que tínhamos registado na transição de 2014 para 2015 e isso é fruto do nosso maior problema, a falta de tempo. No entanto, continuámos a registar um bom crescimento no número de visitas e só temos de vos agradecer por isso!
No que toca às visualizações no nosso canal, registávamos 57 mil no início de 2015. Agora, no início de 2016, registámos cerca de 83 mil visualizações! O canal continua a crescer num ritmo moderado, mas que tem sido fenomenal de acompanhar! Uma vez mais temos de vos agradecer, pois continuam a apoiar-nos, mesmo face a todas as adversidades que vão surgindo ao longo do ano.

As Metas de 2015

Depois das ambiciosas metas para 2014 que tínhamos estabelecido, decidimos estabelecer algumas menos ambiciosas e ao mesmo tempo mais realistas para 2015.
Vamos então fazer um balanço destas metas e descobrir o que fomos fazendo ao longo deste ano:

Escrever 120 artigos

Esta foi uma das metas que mais nos deixou desiludidos connosco mesmos. Esta meta tinha como finalidade a escrita de cerca de 10 artigos por mês. No entanto, a falta de tempo foi enorme e isso refletiu-se no número de artigos. Este ano foram escritos apenas 56 artigos, igualando assim o nosso pior ano de sempre!
Não conseguimos nem metade desta meta e só temos de vos pedir desculpa por não termos conseguido cumprir. A falta de tempo é enorme e isso faz com que o número de artigos seja menor. São demasiadas coisas em que temos de nos focar e a escrita de artigos é logo a primeira a ser sacrificada em prol de outros assuntos.
Dado que a falta de tempo continuará presente nos próximos 2/3 anos, este ano vamos estabelecer uma meta mais realista de modo a podermos cumpri-la e de modo a podermos dar-vos uma ideia de como vai ser este ano para o EuJogador.

Atingir 600 subscritores no YouTube

Visto que o nosso canal de YouTube é uma das nossas maiores apostas, estávamos muito confiantes para a conclusão desta meta. A verdade é que esta meta só dependia de vocês e, como nunca nos desiludem, conseguimos ultrapassá-la com facilidade!
O EuJogador conta, neste momento, com 782 subscritores no canal e continuámos a crescer com muito esforço e dedicação. Posto isto, esta é uma meta que será renovada tendo em conta o crescimento deste ano. Deste modo esperámos igualar o crescimento ou até melhorá-lo e subir a fasquia!

Atingir 90 vídeos

Apesar de termos conseguido cumprir a nossa meta anterior, não nos foi possível atingir esta. O vosso apoio é fenomenal, mas a falta de tempo faz com que a produção de conteúdo para o canal seja bastante lenta. No entanto, este ano terminou com 89 vídeos no canal, ficando apenas a faltar um para podermos ter atingido esta meta. Poderíamos tê-lo feito, mas não vos queríamos sobrecarregar ainda mais de vídeos na reta final do ano. Com isto em mente, este ano iremos tentar ser mais consistentes na publicação de conteúdo no canal ao longo do ano. Assim poderão ter sempre o que assistir!
Apesar de esta meta não ter sido atingida, não ficámos tristes com isso, pois estivemos realmente perto de o fazer e não o fizemos por opção própria.

Atingir 500 seguidores no twitter

O twitter tem sido a nossa rede social mais menosprezada. Apesar de ser atualizada com regularidade e ter a mesma atenção que todas as outras, simplesmente não temos conseguido interagir com vocês através dela. Posto isto, meio que abandonámos esta meta ao longo do ano e deixámos de nos importar com os números. Apenas nos preocupámos em continuar a atualizá-la.
Assim, esta meta não foi cumprida, sendo que contámos com apenas 376 seguidores nesta rede social, ainda menos do que registávamos no início do ano passado. Não estamos realmente preocupados com esta meta e por isso não é um problema não a termos atingido.

Atingir 300 gostos no facebook

Ao contrário do twitter, a nossa página de facebook é onde mais interagimos com vocês. No entanto, esta foi outra meta que não conseguimos atingir e temos realmente pena de isto acontecer!
Apesar da interação com vocês e da constante atualização da mesma, a nossa página tem sofrido imenso com a queda do número de novos likes, sendo que registámos neste momento, apenas, 243.
Damos grande destaque à nossa página, mas os likes simplesmente não surgem. Temos pena que assim seja, mas este ano vamos continuar a melhorar para termos algum feedback nesta área!

As Metas para 2016

Olhando para as metas de 2015, podemos ver que, mesmo sendo mais realistas ao delinearmos as mesmas, ainda temos de ser mais humildes e definir metas que vão de encontro aos problemas que nos vão surgindo. Não podemos ser ambiciosos se continuarmos com os mesmos problemas de sempre, mas ainda assim sonhámos em crescer cada vez mais!
Assim sendo, estas são as nossas metas para 2016:
Delineámos metas para este ano que pensámos serem possíveis de cumprir, mesmo com a falta de disponibilidade que tem sido frequente. No entanto, o vosso apoio continua a ser fundamental, pois o EuJogador é vosso!

E vocês, que retrospetiva fazem do EuJogador em 2015?

Parece que ainda ontem estávamos a refletir sobre 2014 e já estamos a refletir sobre 2015 e a preparar 2016. O tempo voa e o EuJogador é prova disso.
Este foi um ano menos movimentado no EuJogador, dado que a universidade tira o pouco tempo livre que temos. No entanto, o EuJogador continua de pé e só temos de vos agradecer!
Apesar de algumas metas não terem sido cumpridas não vamos desanimar e vamos continuar a lutar para que este ano seja ainda melhor do que o seu antecessor! Contamos com a vossa ajuda nesse aspeto.
Deixem nos comentários as vossas opiniões sobre o EuJogador em 2015 ou entrem em contacto connosco através do formulário de contacto. Estamos ansiosos para analisar a fundo as vossas opiniões, ideias, sugestões e tudo o que tiverem para nos dizer.
Um muito obrigado e bom ano de 2016!

Etiquetas: