Formato Standard chega a Hearthstone!

Mudanças enormes estão para chegar a Hearthstone. A Blizzard anuncia com orgulho que vai incluir formatos de jogo e este pode mudar radicalmente a maneira como os jogadores olham para Hearthstone.
Esta medida tem como finalidade dar mais hipóteses aos jogadores novos, tentando não prejudicar os mais "veteranos". Na nossa perspetiva isto irá "partir" um pouco o sistema de jogo, mas a Blizzard parece decidida a seguir em frente. Assim sendo, o melhor é irmos-nos habituando e preparando para o que aí vem, pois esta é a maior mudança que Hearthstone já viu.

O novo modo Standard

Standard é o nome do novo formato de jogo. Este formato irá permitir aos jogadores enfrentarem-se usando apenas as cartas mais recentes de Hearthstone. O modo de jogo Standard poderá ser jogado usando um deck contruído exclusivamente com cartas lançadas no ano atual e no ano anterior, juntamente com as cartas básicas e clássicas (que irão sempre fazer parte deste modo, visto que são a base do jogo).
Os combates serão feitos só com jogadores que também estejam neste modo de jogo. Este modo pretende ser a casa dos novos jogadores que só com muito esforço conseguiriam reunir todas as cartas de modo a serem competitivos. O novo modo Standard vai ajudar a criar um metagame mais dinâmico e balanceado, pois só um conjunto de cartas estará disponível. Isto fará com que os desenvolvedores possam ter mais liberdade no que toca a criar novas cartas.
Vale a pena salientar que este modo de jogo só estará disponível em desafios Casuais e Ranked, não afetando a Arena nem as aventuras.

O clássico agora é Wild

Wild é o novo nome que decidiram dar ao Hearthstone a que já estamos habituados, visto que é aqui que os maiores desafios serão encontrados. Enquanto que o modo Standard se concentra nas cartas lançadas recentemente de modo a proporcionar um estilo de jogo mais equilibrado, o modo Wild é para quem quer os verdadeiros desafios a que nos fomos habituando até hoje.
No que toca a jogabilidade nada muda neste modo de jogo, visto que será possível usar todas as cartas reunidas até então, independentemente da sua expansão ou de quando foram lançadas. Assim como no modo Standard, os jogadores só irão jogar com jogadores que também estejam no modo Wild.

E o Ranked?

Assim que o modo padrão for introduzido, será possível escolher entre este e o modo Wild para jogos Ranked. Assim sendo, existirá um modo Ranked para cada um dos formatos, possibilitando a subida diferenciada em cada um deles.
No entanto, apesar de existirem agora dois modos Ranked, só irás receber recompensas daquele em que possuíres um nível mais elevado. Isto possibilita que os jogadores não tenham que jogar em ambos os formatos, dando assim oportunidade de jogarem só no seu preferido se assim o entenderem.

Mais slots para decks

Com esta mudança no jogo, também mudanças mais pequenas irão surgir. Esta é uma mudança que os jogadores já pediam há imenso tempo, mas eis que finalmente é possível ter mais slots para criarmos os nossos decks. Assim que todos os heróis estiverem desbloqueados, o número de slots passará de 9 para 18.
Esta é uma das mudanças melhor recebidas até ao momento.

Soltem o Kraken!

O formato Standard irá chegar dentro de alguns meses e, quando chegar, será possível criar decks básicos com os seguintes conjuntos de cartas:
Curse of Naxxramas e Goblins vs Gnomos não irão fazer parte do modo Standard. Sempre que, a cada ano, uma primeira expansão for lançada todos os conjuntos que não tiverem sido lançados no mesmo ano ou no ano anterior serão removidos deste formato. 
Quando isto acontecer é quando irá começar um novo ano de Standard. Cada novo ano de Hearthstone será simbolizado por uma das constelações que brilham no céu noturno de Azeroth. Quando uma nova constelação se alinha, começa um novo ano e, com ele, toda a diversão de Hearthstone. Isto fará com que o jogo esteja em constante mudança, uma vez mais tendo em mente os jogadores mais novos.
Para inaugurar este formato de jogo, o ano inaugural será o Ano do Kraken.

Liberdade

As aventuras e expansões que não façam parte do formato Standard deixarão de estar à venda. Caso queiram obter alguma carta para poderem jogar no formato Wild, ou apenas para completar a coleção, será possível criá-las com pó. Isto inclui cartas de aventura que não podiam ser criadas.
No que toca a aventuras, caso os jogadores tenham comprado, no mínimo, a primeira ala de alguma aventura antes de esta terminar, será possível adquirir e jogar as alas que faltarem.
Neste pequeno vídeo podem perceber como é que as coisas irão funcionar:

A Blizzard está empolgada

A Blizzard trabalhou duro para trazer o formato Standard até ao Hearthstone. Isto irá permitir com que criem novas cartas, alterem as básicas já existentes e com que renovem a jogabilidade totalmente.
O ponto mais importante no meio de tudo isto é que este será o formato oficial para o Campeonato do Mundo. Ao tornar o formato Standard o formato do Campeonato do Mundo a Blizzard pretende criar uma cena competitiva mais emocionante. A cada ano de Hearthstone irá existir um Campeonato do Mundo pelo que podemos concluir, por isso isto irá fazer com que cada campeonato tenha mecânicas completamente diferentes do ano anterior e do seguinte.
Esta decisão irá fazer com que os jogadores de topo tenham de se dedicar ainda mais, pois a estratégia deste ano não irá certamente funcionar no próximo.

E vocês, o que acham do formato Standard?

Recebemos esta notícia com o maior receio do mundo. Até hoje temos-nos esforçado para acompanhar os lançamentos de novas cartas e para acompanhar o avanço do metagame. No entanto, de um momento para o outro, tudo irá mudar.
Este novo formato será brutal para os novos jogadores começarem, quase, no mesmo pé que os jogadores mais antigos. No entanto, estes jogadores irão ver os seus esforços quase deitados fora pois passarão a ter que usar um grupo restrito de cartas caso queiram estar no formato dos grandes campeonatos. Achámos que esta é uma mudança bastante interessante, mas que durante o primeiro ano (no mínimo) irá receber bastantes críticas, pois muitos jogadores irão tentar remar contra a maré. No entanto, acreditámos que no segundo ano as coisas fiquem mais estáveis e que os jogadores já se tenham habituado a estas constantes mudanças. Até lá, este será um processo de habituação para todos nós que tanto gostámos de Hearthstone.
Mas e vocês, o que acham desta mudança radical? Queremos saber as vossas opiniões e quem sabe até sugestões. A nossa opinião é esta que leram acima, mas estamos bastante curiosos para saber a vossa. Deixem um comentário e digam-nos se estamos a pensar de forma correta ou se estamos só a dramatizar.

Fonte

Etiquetas: ,