Google lança Mod de Minecraft

A física quântica é o ramo da física que tem como função estudar o mais pequeno pormenor da natureza, os seus constituintes básicos e tudo o que existir do mesmo, ou de inferior, tamanho.
A Google é, para além do motor de busca mais conhecido do mundo, uma empresa preocupada com o futuro da sociedade atual e que procura sempre transmitir novos conhecimentos através dos mais variados métodos.
Desta forma a empresa decidiu criar um Mod para o mais que conhecido Minecraft, de modo a levar ao maior número de pessoas o básico deste importante ramo da física. Este Mod chama-se qCraft e faz os circuitos de redstone parecerem brincadeiras de crianças!

O que é o qCraft?

O qCraft é um Mod para Minecraft que traz ao jogo os princípios da física quântica tal como a conhecemos.
Porém, o qCraft não é nenhum simulador, apenas implementa no jogo novos blocos (por exemplo) de modo a criar uma analogia que dará a conhecer aos jogadores as ideias base desta área da física.
Conceitos utilizados no estudo da física quântica poderão ser experimentados por todos, com bastante simplicidade para que os jogadores possam entender algumas situações do dia a dia.

Porque é que a Google lançou este Mod?

Como já referido anteriormente, a Google é uma empresa que se preocupa com o futuro da nossa sociedade. A física quântica não é algo que esteja à disposição de todos, o que a torna um pouco escassa em termos de diversidade de pessoas a abordá-la.
O Minecraft é cada vez mais um jogo que promove a aprendizagem e é aí que a Google quer chegar com a criação deste Mod.
Crianças, adolescentes e até adultos de todo mundo, ao divertirem-se a jogar Minecraft, poderão estar em contacto com a física quântica alargando assim o número de pessoas que sabem (os básicos claro) do que é que este ramo da física se trata. Assim, a Google pretende alargar os horizontes de quem instalar este Mod de forma a que, quem sabe, mais pessoas se interessem por esta área e talvez um dia estas mesmas pessoas possam ajudar a resolver problemas que estão por resolver ou até a dar nova vida a esta área da física.

O que esperar do qCraft?

Com os novos blocos inseridos no Minecraft pelo Mod, é possível realizar várias experiências que giram em torno desta área da física.
Uma das mais simples e mais conhecidas é o mesmo bloco mudar de tipo mediante o local de onde o observam. Confusos?
Se sim vejam este pequeno vídeo e entendam sobre o que estávamos a falar:

Se ficaste curioso faz já o download deste Mod. O qCraft está disponível para todos os jogadores que tiverem uma cópia legal de Minecraft ou que utilizem o MinecraftEdu.

E vocês, o que acharam desta iniciativa?

A Google mais uma vez surpreende ao envolver-se neste tipo de projetos em prol de, quem sabe, um futuro melhor.
O Mod é muito simples, mas extremamente educacional! Se ficaste curiosos experimenta, quem sabe se não és tu o próximo físico a descobrir algo importante neste ramo?
Nós achámos uma bela iniciativa, mas queremos ouvir as vossas opiniões! Deixem nos comentários às vossas opiniões e/ou dúvidas, teremos todo o gosto em ler.

Etiquetas: